segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

EXPEDIÇÕES CIENTÍFICAS


No dia 25 de fevereiro de 2009 foi realizado uma expedição na Estância da Glória, região dos “Cerros Verdes”, situada na A.P.A do Ibirapuitã, município de Sant’Ana do Livramento – RS. O objetivo era refazer o trajeto da “Trilha do Peral” (uma das duas trilhas demarcadas no local até o momento), relacionar e discutir aspectos evolutivos, ecológicos e perceptivos do Bioma Pampa, onde estes serão apresentados a grupos variados de pessoas: escolas, educadores, alunos da graduação das Ciências Biológicas e áreas relacionadas, empresas e outros.



Este é um dos elementos da fauna da Estância da Glória, o “Sapo Cururu” (Bufos spp) pertencente à família Bufonidae, pode atingir até 25 cm de comprimento. O sapo cururu é o sapo mais comum na fauna brasileira. Possui duas glândulas de veneno na parte posterior da cabeça que, quando acionadas, espirram um líquido de odor desagradável com alta toxidade. Os machos são menores que as fêmeas e com período de reprodução no início da primavera. Alimentam-se de insetos, camundongos, cobras e caracóis.



Os Basidiomicetos pertencem ao Reino Fungi e são mais conhecidos por cogumelos, orelhas-de-pau e as ferrugens. Podem ser comestíveis e venenosos e o micélio deste fungo está dentro do substrato e o que vemos é o corpo de frutificação (basidiocarpo) e que chamamos de cogumelo. Este exemplar foi registrado na Estância da Glória, APA do Ibirapuitã.


Participantes do trabalho de campo na Estância da Glória (APA do Ibirapuitã) no dia 25 de fevereiro de 2009: Hugo Leonardo R. Saraiva (Biólogo), João Anacleto Bitencourt (Biólogo) e Cláudio Rossano Trindade (Biólogo). Trabalhando em parecerias e pertencendo a grupos de pesquisas como o Departamento de Ecologia-Instituto de Biociências da UFRGS (Porto Alegre –RS), Laboratório de Artrópodos do Instituto Butatan - IB (São Paulo), Laboratório de Limnologia-Instituto de Ciências Biológicas da FURG (Rio Grande – RS), URCAMP – Universidade da Região da Campanha (Sant’Ana do Livramento – RS) e da Apollo ONG (Sant’Ana do Livramento – RS), este grupo vem integrando instituições e desenvolvendo projetos de pesquisas na região Oeste do estado do Rio Grande do Sul, Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!